19 novembro 2023

nidia marina g. vásquez

 
Descendencia
 
Mi hija creció con una madre zurda
hasta mi pecho izquierdo tuvo más leche que el derecho.​​
Mientras ella crecía casi no tuve tiempo
porque aún no me reconocía completa.
Las líneas que salían de mis manos eran erráticas
y la fuerza de mis pinceles las sobrepasaban.​​
Ahora ella es una mujer que canta y crece.
Ella se acostumbró a no chocar conmigo
y su mano derecha, entrenada como zurda,
siempre leyó mejor los mapas
mientras yo me extraviaba.​​
Mi hija por suerte vuela en su propia escoba
antes de que yo pudiera armar la mía.​​
 
 
 
Descendência
 
A minha filha cresceu com uma mãe canhota
até o meu peito esquerdo teve mais leite que o direito.
Enquanto ela crescia quase não tive tempo
porque ainda não me reconhecia completa.
As linhas que saíam das minhas mãos eram erráticas
e a força dos meus pincéis ultrapassavam-nas.~
Agora ela é uma mulher que canta e cresce.
Ela habituou-se a não chocar comigo
e a sua mão direita, treinada como canhota,
sempre leu melhor os mapas
enquanto eu me extraviava.
A minha filha por sorte voa na sua própria vassoura
antes que eu possa montar a minha.