14 maio 2018

gisela galimi


Frutillas

Dicen que mi madre
limpiaba frutillas
la tarde de octubre
en que quiso nacerme.
Se le vino al ánimo
un súbito cansancio de piernas
y anunció que no recibiría visitas
hasta después del parto.
Mi padre, siempre tan hombre,
protestó, había hecho convite
para el próximo sábado.
Entonces ella
comenzó a parirme
ahí mismo,
un mes antes de la víspera.

Cada vez que lavo frutillas
y las corto,
de una forma distinta
al modo de mi madre,
pienso que hay varias maneras
de resolver un problema.

O si las frutillas son muy rojas,
no pienso en nada.

Morangos

Dizem que a minha mãe
lavava morangos
na tarde de outubro
em que me quis nascer.
Apareceu-lhe no espírito
um repentino cansaço de pernas
e fez saber que só receberia visitas
depois do parto
O meu pai, sempre tão homem,
protestou, tinha enviado convites
para o próximo sábado.
Então ela
começou a parir-me
ali mesmo,
um mês antes da véspera.

Sempre que lavo morangos
e os corto,
de um modo diferente
ao da minha mãe,
penso que há vária maneiras
de resolver um problema.

Ou sim os morangos são muito vermelhos
e não penso em nada.